PISOS ANTIGOS


Pouco a pouco as construções antigas vão sendo substituídas por novas mais adequadas à vida dos moradores ou às necessidades do comércio ou serviço instalado nelas.
Assim tem ido se perdendo a nossa memória histórica, ficando apenas o remanescente nos museus.



Atualmente as Prefeituras tem secretarias especializadas na preservação do Patrimônio Histórico das cidades, e com várias iniciativas e boa legislação, boa parte dessa memória fica preservada também no âmbito da construção privada.
 
No intuito de guardar pelo menos alguma parte dessa memória, tenho andado de máquina fotográfica em mãos pelas cidades onde o trabalho, negócios ou lazer me levaram, para documentar os revestimentos usados nas construções antes da onda das novas tecnologias derivadas do petróleo.





Nesta primeira postagem sobre o assunto, vou mostrar um dos revestimentos de piso mais usados: o ladrilho hidráulico.


Sua ampla utilização se deve ao custo, já que era o revestimento mais em conta.
Era usado principalmente nos locais onde fosse necessário fazer a lavagem do piso com freqüência, para o qual a madeira não podia ser utilizada, ou nos locais de alto tráfego de pessoas como lojas, repartições públicas, etc.




 Nas construções geralmente não se faziam lajes, os andares superiores (e às vezes até o térreo), eram estruturas de madeira com assoalho de tábuas corridas também em madeira.
Já as cozinhas e banheiros tinham uma laje ou um contra piso caso estivessem instaladas no térreo, e a pavimentação era de ladrilhos hidráulicos, pastilhas, granito ou até cimentado queimado, de acordo com o poder aquisitivo do proprietário.


 
Hoje em dia os ladrilhos hidráulicos voltaram a ficar na moda. Existem várias industrias no Brasil que fabricam artesanalmente este revestimento com uma gama bem variada de desenhos.
Como o fabrico é artesanal é possível escolher o desenho e as cores a serem usadas. Várias empresas disponibilizam no seu site um simulador para escolha de modelos e cores.

ONDE COMPRAR LADRILHOS HIDRÁULICOS

Em Campo Formoso BA, já tem uma fábrica de ladrilhos hidraulicos;

LADRILHOS CRUILLI

Funciona na Vila Pernambucana. Telefone para encomendas: (71) 9197-8921


Empresas com simulador de modelos e cores no site:
 
No Rio de Janeiro:

http://www.ladrilhospetropolis.com.br (o melhor simulador que achei)

Em Minas Gerais:


em Rio Grande do Sul:


Em São Paulo:




Outras empresas:

Em São Paulo:





http://mosaicor.com.br

Postagem atualizada em 6 de dezembro de 2011

Postagens mais visitadas